Duetos instrumentais

Diálogos instrumentais atraentes e bem estruturados da mpb.

Eduardo Weber 25/09/20 12:43 - Atualizado em 25/09/20 12:53

(Reprodução)

O dueto entre instrumentos musicais. Instrumentos esses que possuem base harmônica e melódica, na maioria das vezes, limitam-se ao óbvio: um deles faz a melodia principal e o outro, se limita ao acompanhamento. No entanto, há casos em que a genialidade de cada um dos músicos ultrapassa esse conceito, estabelecendo uma linguagem própria, o que faz com que um instrumento seja a extensão do outro.

É o que você vai conferir nesta edição.

 

01. Composições de Egberto Gismonti. Com as pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco que formam o duo Gisbranco, “Sete anéis”. “Baião malandro”, com André Mehmari (piano) e Hamilton de Holanda (bandolim).

 

02. Piano e violão. Com Dudáh Lopes (piano) e Francisco Araújo (violão de sete cordas), “Catinguelê” (Dilermando Reis). Wagner Tiso (piano) e Victor Biglione (violão de cordas de aço), “Samba de uma nota só” (Tom Jobim / Newton Mendonça).

 

03. Outros dois encontros de piano e violão: “Chorinho na praia” (Jacob do Bandolim), com Laércio de Freitas (piano) e Alessandro Penezzi (violão), e “Estamos aí” (Maurício Einhorn / Durval Ferreira), com Gilson Peranzzetta (piano) e Nelson Faria (violão).

 

04. Encontros com a gaita. “Chorinho pra ele”, de Hermeto Pascoal, com o gaitista Rildo Hora e a pianista Maria Teresa Madeira. “Mulher rendeira”, de Zé do Norte, com o violão de Marco Pereira e a gaita de Gabriel Rossi.

 

05. Violino na música popular. “Maracangalha” (Dorival Caymmi) com Ricardo Herz (violino) e Nelson Ayres (piano). Com Nicolas Krassik (violino) e Luiz Barcelos (bandolim de sete cordas), “Linha de Passe” (João Bosco / Aldir Blanc / Paulo Emílio).

 

06. Wave, de Tom Jobim, na interpretação de Dominguinhos (acordeom) e Yamandú Costa (violão de sete cordas).

 

07. “Tempo feliz”, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, com o Duo Assad (violões).

__________________________________________________

Brasil Brasileiro

266

 

Domingo, 27 de setembro de 2020, às 10 e às 22 horas.

 

Apresentação: Omar Jubran

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.