A música gaúcha que você deve conhecer

Você conhece Gildo de Freitas, Os irmãos Bertussi, Maurício Marques e Dino Rocha? São todos artistas gaúchos que fazem também música nativista e que estão presentes nesta edição

Eduardo Weber 17/08/15 13:54 - Atualizado em 17/08/15 14:05

Gildo de Freitas, um dos artistas em destaque neste Estação regional (Reprodução)

O som da música nativista gaúcha né o destaque neste Estação regional.

Gildo de Freitas, falecido em 1982, possuía um estilo muito próximo ao do também tradicionalista Teixeirinha, com quem foi parceiro e o rivalizava em popularidade. Os irmãos Bertussi, da serra gaúcha, tem origem italiana. A família difundiu instrumentos musicais, especialmente a gaita, por meio de seu entreposto comercial, sendo que o time familiar conta com mais de 50 discos gravados. Maurício Marques é violonista de formação acadêmica, sendo também compositor, professor e integrante do Quarteto Maogani. Tem dois CDs solos, onde difunde a música gaúcha. Considerado o rei do chamamé, Dino Rocha é acordeonista, compositor e cantor. Recebeu forte influência a música paraguaia. Elton Saldanha, além de ser o apresentador do Estação regional, tem mais de 15 discos lançados, sendo o primeiro de 1985.

A música desses artistas está presente nesta edição, que ainda traz gravação de Luiz Gonzaga com Carmélia Alves, o humor do paulistano Maurício Pereira, a homenagem da cantora Socorro Lira a Zé do Norte, o balanço endiabrado Elba Ramalho, o som contemporâneo do grupo Memórias de um Caramujo e a viola de Roberto Corrêa, que sabe tudo sobre a música caipira de fato.

Além desses brasileiros, tem artistas argentinos na edição. Rudi Flores em “Romance del rio y la Paloma” e da cantora Soledad Pastorutti, em “'Que Nadie Sepa Mi Sufrír”.
 

 
_______________

Estação regional
A música gaúcha que você deve conhecer

Na RCB em 09 de agosto de 2015
Apresentação: Elton Saldanha
Produção: FM Cultura de Porto Alegre

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.