Do Chile ao México passando pelo Pará

De sul a norte do continente. É o Estação Regional, muito além dos pampas

Eduardo Weber 18/09/15 15:48 - Atualizado em 18/09/15 15:57

Reprodução

O Estação Regional apresenta temas de norte a sul do continente americano.

 

Na abertura, a tangueira argentina Adriana Varela, interpreta. “Los Mareados”, composição de 1942. Seu compatriota, o acordeonista Raúl Barboza, chega com “Trem expreso”, de sua autoria. Do Chile temos o grupo Illapu Quilpue, que presta homenagem a Violeta Parra em “Violetas para Violeta”.

 

De Santarém, Pará, temos Sebastião Tapajós. Nascido nesta importante cidade amazônica, o violonista presta homenagem à sua terra natal em “Lavadeira de Santarém”, dele e Antônio Carlos Maranhão, contando com a participação da cantora Kaila Moura.
 

Dércio Marques canta “O menino”, música de Atahualpa Yupanqui que ele adaptou. A acordeonista gaúcha Fofa Nobre comparece com gravação de “Sonho de Guria”, faixa do CD que lançou em 2013, “Simples assim”. João Luís Corrêa canta “Roubaram meu cavalo”.

 

Estação Regional destaca o novo disco do gaúcho Killy Freitas, “Café frio”. Um trabalho temático, no qual o compositor criou melodias para poemas de Antonio Skármeta, autor do livro Il Postino, que no cinema virou “O carteiro e o poeta”.

 

O apresentador Elton Saldanha mostra seu trabalho como cantor, em “Última carreta”, registra tema indígena adaptado por Marlui Miranda e celebra a voz cantora peruana Tania Libertad, residente no México, onde gravou “Alfonsina y el mar”, sucesso de Mercedes Sosa.

_______________

Estação regional
Elton Saldanha comanda o programa
Na RCB em 06 de setembro de 2015
Apresentação: Elton Saldanha
Produção: FM Cultura de Porto Alegre

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.