O que há de novo?

Novidades na música regional brasileira. Quais os lançamentos estão à espera do ouvinte que gosta de música que não está na grande mídia?

Eduardo Weber 17/08/15 14:07 - Atualizado em 17/08/15 14:18

O conjunto Os Serranos, em destaque no Estação regional (Foto: Eduardo Rocha / Reprodução)

Estação regional traz lançamentos. O que há de novo na música regional brasileira. Quais os lançamentos que estão à espera do ouvinte que gosta de música que não está na grande mídia.

Elton Saldanha selecionou registros de seis lançamentos do primeiro semestre de 2015. Boa parte é do Rio Grande do Sul. Caso do disco Inverno serrano, trigésimo do octeto de Bom Jesus da Serra, Os Serranos, liderado por Edson Dutra, Já o grupo do violonista Rodrigo Nassif nos apresenta jazz em ritmos folclóricos gaúchos. Em junho o quarteto lançou o EP Todos os dias serão outono. A dupla formada pelo violonista e violeiro Valdir Verona e o acordeonista Rafael de Boni prosseguem o projeto iniciado há 10 anos, Duo de viola e acordeom, com lançamento de disco homônimo, que tem no repertório “À sombra da acácia”. Nascido em Montenegro, interior gaúcho, o pianista e acordeonista Matheus Kleber lança Congruência. O programa chama atenção para os novos trabalhos do paraibano Chico César (“Estado de poesia”) e do violeiro mineiro Zé Helder em seu terceiro disco solo, Assopra o borralho, com participação de Alzira E, com coprodução de Zé Helder e Ricardo Vignini.

Além dos lançamentos, Estação regional traz um repertório com registros de Marcelo Delacroix, Paulinho Cardoso e Simone Rasslan, todos músicos gaúchos com discos lançados no ano passado.

Dos arquivos de música brasileira da emissora, o encontro de Renato Teixeira com a dupla Pena Branca & Xavantinho na cidade paulista de Tatuí, em 1992, quando gravaram “Canto do povo de um lugar”, de Caetano Veloso. Ainda tem a cantora baiana radicada em São Paulo, Jurema Paes, o músico cubano Ibhraim Ferrer, a fadista Amália Rodrigues e o acordeonista argentino Alejandro Brittes, que lançou em 2013 o CD El Viento y las Hojas.
 

 
_______________

Estação regional
O que há de novo?

Na RCB em 16 de agosto de 2015
Apresentação: Elton Saldanha
Produção: FM Cultura de Porto Alegre

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.