Registros raros da música regional

Um programa com gravações de discos regionais desconhecidos do público da Rádio Cultura Brasil

Eduardo Weber 28/07/15 10:32 - Atualizado em 28/07/15 10:35

O compositor, músico, arranjador e intérprete Leonardo Ribeiro (Divulgação)

Uma edição com gravações de discos regionais desconhecidos do público da Rádio Cultura Brasil, como as dos álbuns Porto Alegre Canta Tangos, Milongaço, Hot Dog Latino e Dança do fogo.

Dança do fogo é uma produção do grupo Arabesque, especializado em cultura árabe, que tem como arranjador Mário Afonso Terceiro, conhecido como MC3, que adaptou e arranjou para o grupo a música de domínio público “Hey Walla”. O álbum Hot Dog Latino é do compositor e intérprete de Tocantins Juraildes da Cruz, que gravou a satírica “Nóis é Jeca mais é joia”, de sua autoria, que lhe garantiu o Prêmio Sharp de melhor música regional de 1998. Milongaço é trabalho do violonista e compositor gaúcho Maurício Marques, do quarteto Maogani, que registrou de sua autoria “Amigo missioneiro”. Já Porto Alegre canta Tangos é uma produção de 1998, cujo exemplar está cotado em mais de 300 reais na internet. Projeto coletivo. Um dos participantes é Leonardo Ribeiro, que canta “Uno”, dos tanguistas argentinos Mariano Mores e Enrique Discépolo.

Estação regional apresenta registro de 1976 de Zé Rodrix (“Casa no campo”, dele e Tavito) e de Beth Carvalho, faixa do LP Beth, de 1986, em “Eu só peço a Deus”, de Leon Greco e Raul Ellwanger, com a participação de Mercedes Sosa.

No repertório há gravações de Fábio Fernandes, Chico Sales, Santiago Neto & Seus Dois Tordilhos, Celso Viáfora, Duofel e da cantora argentina Soledad Villamil, que interpreta “Milonga Del Solitario” (Atahualpa Yupanqui).

 
_______________

Estação regional
Raridades regionais

Apresentado na RCB em 26 de julho de 2015
Programa de Carlos Cachoeira
Produção: FM Cultura de Porto Alegre

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.