Revolução Farroupilha

A Revolução Farroupilha é lembrada nesta edição do Estação Regional

Eduardo Weber 18/09/15 15:57 - Atualizado em 18/09/15 16:36

Reprodução

Esta edição do Estação Regional é em comemoração à data máxima do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha, que eclodiu em 20 de setembro de 1835, provocada pelo descontentamento dos gaúchos em relação ao tratamento que recebiam do Governo Imperial, cobrança de taxa extorsiva sobre seus produtos, em especial a erva-mate e o charque, imposto alto sobre o sal (insumo básico) e a falta de apoio aos líderes locais. Se o objetivo inicial era corretivo, com o acirramento dos embates se tornou separatista, na Guerra dos Farrapos, a maior e mais longa revolta regional brasileira, que durou 10 anos.

 

Elton Saldanha apresenta e comenta uma seleção de obras que valoriza as tradições do Estado. “Gaúcho eu sou” é uma delas. Composta por volta de 1918 por Eduardo Martins e Faria Correia, é primeira música que se conhece a valorizar a cultura dos pampas, em leitura de 1993 de Pery Souza. O repertório é completado com “Milonga Urbana”, “Milongaço”, “Ramilonga” e “Nos braços do violeiro”, essa última com o grupo Chão de Areia, que desenvolve importante pesquisa sobre a viola no litoral norte do Rio Grande do Sul.

 

O programa conta com gravações de importantes músicos do Rio Grande do Sul, entre eles o gateiro Renato Borghetti, os violonistas Yamandú Costa e Maurício Marques, o cantor e compositor Vitor Ramil, e Giancarlo Borba, que em 2013 lançou o CD Milongador.

 

A Revolução Farroupilha é citada em “Semana Farroupilha”, com Elton Saldanha, “Cantando nossas raízes”, na voz de Érlon Péricles, e “Acampamento farrapo”, com o poeta e pajador* Jaime Caetano Braun.
____________

 

*Pajador é o repentista que canta seus versos de improviso com o acompanhamento de milonga, feito por guitarra. No sul do Brasil, o pajador canta seus versos em décima espinela (ABBAACCDDC) no estilo recitado e não se acompanha musicalmente como nos países do Prata.

_______________

Estação regional
Elton Saldanha comanda o programa
Na RCB em 20 de setembro de 2015
Apresentação: Elton Saldanha
Produção: FM Cultura de Porto Alegre

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.