Agostinho dos Santos

Paulo César Sores destaca a carreira e os sucessos de um dos maiores cantores da música brasileira.

Eduardo Weber 18/10/12 14:45 - Atualizado em 18/10/12 14:45

Detalhe do LP \"A Presença de Agostinho dos Santos\", lançado em 1961. (Reprodução)

Augustinho dos Santos. Este é o nome de batismo desse intérprete sempre citado em qualquer resenha sobre Bossa Nova. Agostinho dos Santos, um dos melhores cantores de sua geração.

Agostinho dos Santos nasceu em São Paulo. Foi criado no bairro do Bexiga, reduto boêmio, famoso pelas canções napolitanas das suas cantinas e pelo som vindo da bateria da Escola de Samba Vai-Vai.

Até que ponto o "ar musical" do bairro influenciou o seu destino é impossível apurar.  O que se sabe é que Agostinho dos Santos foi considerado um cantor notável, com senso interpretativo acima da média e com uma afinação invejável.

A edição deste Estúdio F focaliza os vários aspectos de sua carreira. Uma carreira marcada por lançamentos que  marcaram a história da música brasileira e fatos relevantes, como a apresentação no Carnegie Hall com Tom Jobim, João Gilberto e a turma da Bossa Nova e a inscrição da música “Travessia” no Festival Internacional da Canção que revelou Milton Nascimento.

__________________

Estúdio F – Momentos Musicais da Funarte
Agostinho dos Santos

Apresentado na RCB
 em 13 de outubro de 2012
Apresentação: Paulo César Soares
Roteiro: Cláudio Felício

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.