Antonio Carlos e Jocafi

Sambas com muito balanço e grande empatia com o povão

Eduardo Weber 15/05/18 15:53 - Atualizado em 15/05/18 16:09

Antonio Carlos e Jocafi (Divulgação)

Seguramente quem nasceu nos anos 90 dificilmente conheceu a dupla de baianos, Antonio Carlos Marques Pinto e José Carlos Figueiredo, ou simplesmente Antonio Carlos & Jocafi. Porém muito possivelmente já deve ter ouvido num barzinho ou numa roda de samba composições como “Você abusou”, o maior sucesso da dupla de intérpretes e compositores que se conheceram em 1968, em festival de música popular universitária na capital baiana.

 

O inicio da carreira foi meteórico. Ano após ano a dupla tocava no rádio um sucesso novo. Em 1971 teve “Você abusou”, “Desacato” e “Mudei de ideia”. Em 1972, “Encabulada”. No ano seguinte, “Teimosa” e “Fraqueza”. Em 1974 outros dois sucessos: “Dona Flor e seus dois maridos” e “Toró de lágrimas”. Em 1975 foi a vez de “Ossos do ofício”.

 

Antonio Carlos & Jocafi continuaram compondo e gravando com regularidade até a metade dos anos 80, conquistando ainda sucessos como “Opus 2”, “Muxoxo”, “Estrela amante” e “Aventureiro”, tema da novela “Sinhá Moça”, da Rede Globo

 

A partir do surgimento de Titãs, Paralamas, Legião e outras bandas de rock, o mercado mudou, e a dupla praticamente fez lançamentos esporádicos, como o disco “Samba, prazer e mistério”, de 1994, com músicas inéditas e regravações.

 

O Estúdio F apresenta o perfil dessa dupla muito popular no Brasil nos tempos do “milagre econômico”, “dona de um jeito característico de fazer sambas, com muito balanço, boas letras e grande empatia com o povão”.

 

_________________________________________________________

 

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
350
Antonio Carlos e Jocafi
Quarta-feira, 15 de maio de 2018, às 9 e às 21 horas.
Domingo, 20 de maio, às 15 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.