Benedito Lacerda

Benedito Lacerda, uma lenda da flauta

Eduardo Weber 23/10/18 17:15 - Atualizado em 23/10/18 17:17

Benedito Lacerda (Divulgação)

O extraordinário momento musical das décadas de 30 e 40, talvez fosse outro, caso não existissem os conjuntos regionais nas rádios e gravadoras. Um deles se destacou: o regional do lendário e virtuoso flautista Benedito Lacerda, um capítulo especial na história desse instrumento no Brasil. Sua técnica e carisma marcaram nossa história musical em choros, sambas, marchas e baiões dando à flauta a graça, malícia e bossa no instrumento até então tido como "mal visto" e "erudito".

 

Benedito Lacerda nasceu em Macaé, Rio de Janeiro, em 14 de março de 1903. Estudou no Instituto Nacional de Música. Tocou em bailes, gafieiras e orquestras de jazz. Desenvolveu estilo próprio de tocar a música brasileira respeitando o ritmo e impondo uma sonoridade especial em sua flauta. Com Pixinguinha formou parceria de sucesso que resultou em muitos clássicos, entre eles “Ingênuo”, “Ainda me recordo” e “Vou Vivendo”.

 

No Estúdio F o ouvinte tem uma compreensão importante do estilo e da obra do homenageado. O programa traz vários Beneditos. Como líder de regional em “Mistura e manda” (Nelson dos Santos Alves). Como acompanhante de grandes nomes do rádio, entre eles Ciro Monteiro em “Falsa baiana” (Geraldo Pereira), Carmen Miranda em “Tic-Tic-Tac do meu coração (Alcyr Pires Vermelho / Walfrido Silva) e Sílvio Caldas em “Chão de Estrelas” (Sílvio Caldas / Orestes Barbosa). Como sambista em “Despedida de Mangueira” (Benedito Lacerda / Aldo Cabral). Como criador de marchinhas de carnaval (“A Jardineira”, parceria com Humberto Porto) e juninas (“Pedro, Antonio e João”, assinada com Oswaldo Santiago). E ao lado do parceiro e amigo Pixinguinha no choro “1 A 0” (assinada pelos dois), tendo Benedito na flauta e Pixinguinha no saxofone.

 

Benedito Lacerda faleceu em 16 de fevereiro de 1958, vítima de câncer.

 

_________________________________________________________

 

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
373
Benedito Lacerda
Quarta-feira, 24 de outubro de 2018, às 9 e às 21 horas.
Domingo, 28 de outubro, às 15 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.