Capinan

O poeta e o poder da palavra

Eduardo Weber 18/12/18 17:22 - Atualizado em 18/12/18 17:23

Capinan (Divulgação)

Ele é parceiro de Edu Lobo, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Jards Macalé, Geraldo Azevedo e João Bosco. Poeta, pedagogo e médico, o baiano José Carlos Capinan, nascido em 19 de dezembro de 1941, em Esplanada, é um dos grandes letristas da canção brasileira a partir dos anos sessenta. Assim como seu contemporâneo Torquato Neto, jamais subiu num palco para tocar ou cantar seus inúmeros sucessos como letrista, entre eles “Ponteio”, “Corrida de Jangada”, “Coração Imprudente”, “Movimento dos Barcos”, “Moça Bonita” e “Papel Marché”.

 

O Estúdio F conta a trajetória artística do poeta que marcou a Tropicália com versos para “Miserere Nobis” e “Soy Loco por ti América”, e que atuou em várias frentes, como educador e publicitário, além de ter sido secretário de cultura da Bahia, diretor da TV Educativa da Bahia, ter participado de várias comissões de direito autoral e de comandar, atualmente, o projeto de implantação do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, com sede em Salvador.

 

O programa traz, além das músicas citadas, gravações com Nara Leão (“Ladainha”), Gilberto Gil (“Viramundo”), Almir Sater (“Viola fora de moda”), Zé Ramalho e Boca Livre (“Gotham City”) e Paulinho da Viola (“Mais que a lei da gravidade”).

 

______________________________________________________

 

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
381
Capinan
Quarta-feira, 19 de dezembro de 2018, às 9 e às 21 horas.
Domingo, 23 de dezembro, às 15 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.