Carlos Gomes

O Estúdio F conta a história do primeiro compositor das Américas a fazer sucesso na Europa

Eduardo Weber 12/07/17 12:10 - Atualizado em 12/07/17 12:11

Carlos Gomes

Carlos Gomes

 

Foi em 11 de julho de 1836 que nasceu em Campinas o mais conhecido compositor brasileiro do século XIV: Antonio Carlos Gomes. Filho de mestre de capela, desde criança se interessou por música. Com arte e talento, conquistou a corte brasileira, recebeu incentivo de D. Pedro II e foi estudar em Milão, onde viveu, teve sucesso e passou por vários dramas pessoais.

 

A história de Carlos Gomes é contada em detalhes neste Estúdio F, que focaliza o primeiro compositor do Novo Mundo a encantar palcos europeus, como “O Guarani”, que estrou em Milão no ano de 1870, elogiado pelo próprio Verdi.

 

O repertório do programa conta com abertura e árias das obras “Lo Schiavo”, “O Guarani”, “Joana de Flandres”, “A noite no castelo” e “Salvador Rosa”. O programa também apresenta modinhas e polcas assinadas pelo compositor, entre elas “Quem sabe”, na voz de Ney Matogrosso, e “A Cayumba”, com o pianista Fábio Caramuru.

 

Nos registros desta edição, tem gravações com o tenor José Carreras, a soprano Montserrat Caballé e registros das orquestras Sinfônica de Campinas, Brasileira e de Paris, com regidas por Benito Juarez, Yeruham Scharovsky e James Levine.

 

Carlos Gomes faleceu em Belém do Pará, provavelmente de câncer, em 16 de setembro de 1896.

 

______________________________________
 

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
306
Carlos Gomes
Quarta-feira, 12 de julho 2017, às 9 e às 21 horas.
Domingo, 16 de julho 2017, às 13 horas.
Apresentação: Paulo César Soares.
 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.