Carolina Cardoso de Menezes

Uma pianista com senso rítmico espetacular e uma bossa especial para a música popular

Eduardo Weber 22/05/18 17:42 - Atualizado em 22/05/18 17:45

Carolina Cardoso de Menezes (Divulgação)

Na música brasileira de muito antigamente havia dois tipos de pianistas. Aquele que tocava sob os cânones da música clássica, que tinha como meta ser concertista, era considerado de pianista (de fato). Aquele que tinha talento e até mesmo formação clássica, mas que se dedicava à música popular, era classificado como “pianeiro”.

 

Isso não impediu que a jovem Carolina Cardoso de Menezes, nascida no Rio de Janeiro em 27 de maio de 1913, vinda de família musical, formada em teoria e solfejo no prestigiado Instituto Nacional de Música, deixasse pra lá a música clássica para se tornar uma “pianeira”, que muito contribuiu com seu senso rítmico para a formação de uma escola pianística voltada para o samba, o choro e a canção popular.

 

Compositora, solista e pianista (de fato), Carolina Cardoso de Menezes foi também uma pioneira, sendo uma das primeiras instrumentistas a se apresentar no rádio, no teatro, a fazer gravações (como a histórica “Na Pavuna”, com o Bando de Tangarás de Almirante, João de Barro e Noel Rosa), além de acompanhar cantores, formar grupos e duetos e lançar em sua carreira mais de 40 discos em 78 rotações e aproximadamente 17 LPs, com músicas próprias e releituras muito especiais de temas consagrados: “Jura”, “Se acaso você chegasse”, “Com que roupa”, “Tico-tico no fubá” e “Odeon”.

 

O Estúdio F mostra registros preciosos da artista ao lado do violinista Fafá Lemos (“No rancho fundo”); acompanhando Francisco Alves em “Tudo cabe num beijo”, música de sua autoria e Oswaldo Santiago; e uma de suas últimas gravações, do LP Os Pianeiros, onde divide registros de músicas de compositores do início do século 20 com Aloísio de Alencar Pinto e Antonio Adolfo.

 

Carolina Cardoso de Menezes faleceu no Rio de Janeiro em 31 de dezembro de 2000.

 

________________________________________________________

 

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
351
Carolina Cardoso de Menezes
Quarta-feira, 23 de maio de 2018, às 9 e às 21 horas.
Domingo, 27 de maio, às 15 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.