Cassiano

“O precursor do soul no Brasil”

Eduardo Weber 05/09/17 15:58 - Atualizado em 05/09/17 16:26

Cassiano (Divulgação)

Ele nasceu em Campina Grande em 16 de setembro de 1943. Criança, veio com a família para o Rio de Janeiro. Aprendeu a tocar guitarra influenciado pela música negra norte-americana. Criou o grupo Os Diagonais e em pouco tempo chamou a atenção de Tim Maia, pela levada e balanço de sua música, que é considerada como precursora do soul brasileiro. Ele é Genival Cassiano dos Santos, simplesmente Cassiano.

 

Se você não está ligado no nome, talvez você esteja ligado nas músicas que ele compôs e gravou. Seu maior sucesso é “A Lua e Eu”. Mas também tem “Primavera”, lançada por Tim Maia e “Cedo ou Tarde”, por Marisa Monte.

 

O Estúdio F traz um perfeito painel da arte do músico que teve sua carreira interrompida por diversas vezes, ficando anos sem gravar, mas sem deixar de chamar a atenção da nova geração, caso dos Racionais MC’s, que sampleou um dos sucessos do compositor, “Castiçal”.

 

No roteiro musical, as músicas citadas e ainda “Tá dando mole, Zé”, “É isso aí”, “De bar em bar” e “Pra que mentir”, de Noel Rosa e Vadico, numa versão muito particular de Cassiano.

 

_________________________________________
 

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
315
Cassiano
Quarta-feira, 13 de setembro 2017, às 9 e às 21 horas.
Domingo, 17 de setembro 2017, às 13 horas.
Apresentação: Paulo César Soares.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.