Chico Anysio

Comediante e autor de 200 canções.

Eduardo Weber 28/07/20 13:30 - Atualizado em 28/07/20 13:34

Chico Anysio no Roda Viva - 1990 (Foto de Flavio Bacellar - CEDOC FPA)

Ele foi um dos principais artistas da televisão brasileira das últimas décadas. Humorista, showman, comediante, escritor e criador de personagens que estão na memória de gerações. Os mais velhos devem se lembrar do Coronel Limoeiro, fazendeiro ciumento que tinha uma linda mulher. Maria Tereza (Zélia Hoffmam), referência direta à esposa do presidente João Goulart. Os mais novos se lembram bem do Professor Raimundo, que tinha como bordão “e o salário...ó”.

 

Chico Anysio é retratado neste Estúdio F como compositor, sua faceta menos conhecida, mas importante. Vale dizer que ele é autor de sambas, hinos, marchas, baiões e boleros, tendo assinado mais de 200 composições entre elas o “Hino ao músico”, parceria com Chocolate e que serviu de tema de abertura para alguns de seus programas; “Rancho da Praça 11”, um grande sucesso de carnaval composta com João Roberto Kelly; e “Juazeiro”, de sua parceria com Durval Ferreira.

 

Este especial traz registros de Ronnie Von, Wando, Zeca Baleiro, Dolores Duran, Jair Rodrigues, Vocalistas Tropicais, Orlandivo, Alcione, João Nogueira, Trio Azimuth e da dupla Baiano e Novos Caetanos, que ele fez com Arnaud Rodrigues, seu principal parceiro na música, com quem gravou quatro discos, sendo o tema de maior sucesso “Vo bate pa tu”, de Arnaud Rodrigues e Orlandivo.

_____________________________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte

465

Chico Anysio

 

Quarta-feira, 29 de julho, às 09 e às 17 horas.

 

Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.