Cidade Negra

O reggae brasileiro que veio do subúrbio

Eduardo Weber 13/08/19 16:58 - Atualizado em 13/08/19 17:00

Cidade Negra (Divulgação)

Ras Bernardo, Bino, Da Gama e Lazão criaram em Belford Roxo um grupo que se inspirava no reggae. Primeiro com o nome Novo Tempo. Depois, Lumiar. Em 1986 veio o nome definitivo: Cidade Negra.

 

Tornando-se uma referência do reggae no Brasil, o grupo Cidade Negra se tornou popular após documentário realizado pela emissora britânica BBC sobre o reggae nos subúrbios cariocas. A repercussão ajudou a banda gravar seu primeiro álbum e se tornar a primeira banda de reggae de grande repercussão nacional.

 

O Estúdio F focaliza o grupo e as suas duas formações principais. A original e a segunda com a entrada do vocalista Toni Garrido no lugar de Ras Bernardo. No repertório faixas dos seus principais discos, “Lute para viver”, “Negro no poder”, “Sobre todas as forças”, “O Erê”, “Quanto mais curtido melhor”, “Acústico MTV”, “Perto de Deus” e “Direto ao vivo”, este último gravado em 2006 para comemorar os 20 anos do quarteto.

 

_____________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte

415

Cidade Negra

Quarta-feira, 14 de agosto de 2019, às 9 e às 21 horas.

Domingo, 18 de agosto de 2019, às 15 horas.

Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.