Cláudio Jorge

Compositor de alma carioca e essência suburbana

Eduardo Weber 10/09/19 16:41 - Atualizado em 10/09/19 16:43

Cláudio Jorge (Divulgação)

O samba é foco desta edição do Estúdio F que presta homenagem aos 70 anos de Cláudio Jorge, nascido no Rio de Janeiro em 03 de outubro de 1949.

 

Compositor, violonista e cantor, Cláudio Jorge tem seu nome ligado a um dos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro, Vila Isabel, fazendo parte da ala de compositores da escola, levado por Martinho da Vila.

 

O músico tem uma série de parceiros. Podemos citar Nei Lopes, Hermínio Bello de Carvalho, Augusto Martins, Luiz Carlos da Vila, Elton Medeiros e João Nogueira, que gravou da dupla “Chorando pelos dedos” e “Pimenta no vatapá”.

 

Além das músicas citadas, o Estúdio F apresenta sambas gravados pelo próprio compositor, entre eles “O samba melhor do Brasil”, composto em homenagem à Vila Isabel, e “Antonico”, música de Ismael Silva que ele gravou com Augusto Martins. No programa também registros de Roberto Ribeiro, Martinho da Vila, Elton Medeiros e Cartola em “Dê-me graças, senhora”, música que o saudoso mangueirense dividiu a parceria com o também compositor da Vila.

 

______________________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte

419

Claudio Jorge

Quarta-feira, 11 de setembro de 2019, às 9 e às 17 horas.

Domingo, 15 de setembro de 2019, às 21 horas.

Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.