Conjunto Época de Ouro

Uma referência do melhor do choro

Eduardo Weber 19/03/19 14:32 - Atualizado em 19/03/19 14:33

Conjunto Época de Ouro (Descrição)

No final dos anos 50, Jacob do Bandolim criou um regional para lhe acompanhar. A base era um pandeiro, um cavaquinho, um violão de sete cordas e dois violões de seis cordas. Nos primeiros anos o grupo não tinha nome. Somente na primeira metade dos anos 60 que o público conheceria o Conjunto Época de Ouro, que tinha na sua formação inicial Gilberto D’Ávila, Jonas Pereira da Silva, Orondino Silva, Carlinhos Leite e César Faria.

 

O Estúdio F,ao focalizar o Conjunto Época de Ouro,mergulha também na obra de Jacob do Bandolim, apresentando registros iniciais do bandolinista com seu regional ao tocar gravações de “Vibrações”, “Noites Cariocas”, “A ginga do Mané” e o clássico de Luiz Antonio, “Barracão”, realizada ao vivo em 1968 com Elizeth Cardoso no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.

 

Neste especial, Pedro Paulo Malta conta com foi a trajetória do grupo após a morte de Jacob do Bandolim em 1969. Os discos gravados posteriormente com a liderança de César Faria, tendo como solista novos nomes do bandolim, entre eles Déo Rian e Ronaldo Souza.

 

O programa traz ainda registro de diferentes formações que o Época de Ouro teve nos últimos 50 anos e encontros marcantes com diversos artistas, entre eles Armandinho Macedo, Marisa Monte, Beth Carvalho e Paulinho da Viola. O programa termina com o áudio de uma apresentação do grupo na TV Brasil em 2017, onde, com novíssima formação, tocou “Odeon”, de Ernesto Nazareth.

 

__________________________________________________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte

394

Conjunto Época de Ouro

Quarta-feira, 20 de março de 2019, às 9 e às 21 horas.

Domingo, 24 de março de 2019, às 15 horas.

Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.