Cristóvão Bastos

“A música tem que ser bem feita e quem vai curtir é um público menor”

Eduardo Weber 12/08/20 09:15 - Atualizado em 12/08/20 09:23

Cristóvão Bastos em Piano Maior - 1992 (Foto de Flavio Bacellar - CEDOC FPA)

Ele é um dos músicos mais requisitados de sua geração para arranjos, direção musical e acompanhamento de artistas como Chico Buarque, Nana Caymmi, Miúcha, Paulinho da Viola e outros do primeiro time da música brasileira: Cristóvão Bastos.

 

Carioca de Marechal Hermes, conviveu nas ruas com chorões do bairro. Ainda criança se interessou pelo acordeom. Na adolescência já era músico da noite, tocando em orquestras e conjuntos de bailes. Até que um dia o pianista da boate em que trabalhava faltou, ele assumiu o acento e nunca mais deixou. Seja em orquestra, big-band, grupos instrumentais ou como solista ao tocar Chopin e Nazareth.

 

O Estúdio F apresenta três facetas de Cristóvão Bastos. Uma como instrumentista, ao tocar piano solo em “Marechal Hermes (varandas (tango meditativo)”; com Paulinho da Viola em “Um choro pro Valdir”; com Luciana Rabello “Pitangueiras”; e liderando a banda Black Rio em “Metalurgia”.

 

O segundo momento retrata Cristóvão com seus parceiros letristas, Paulo César Pinheiro (“Velho ninho”), Chico Buarque (“Tua cantiga”) e Aldir Blanc (“50 anos).

 

O terceiro ponto é o lado de compositor e acompanhante de cantoras. Nana Caymmi gravou várias de suas músicas, entre elas “Resposta ao tempo” (letra de Aldir Blanc).

Miúcha gravou “Todo sentimento” (letra de Chico Buarque). Simone, “Raio de luz” (letra de Abel Silva). Márcia, o samba “Avenida fechada” (em parceria com Elton Medeiros e Antônio Valente).

_____________________________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte

467

Cristóvão Bastos

 

Quarta-feira, 12 de agosto, às 09 e às 17 horas.

 

Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.