Dom Um Romão

15 anos sem um dos precursores do samba-jazz.

Eduardo Weber 20/07/20 22:57 - Atualizado em 21/07/20 22:23

Se João Gilberto foi o inventor da batida da bossa nova no violão, Dom Um Romão foi o pioneiro na bateria. Fato é que ele foi o instrumentista na gravação de “Chega de Saudade” por Elizeth Cardoso em 1958. Ele também foi o principal baterista da bossa nova nos Estados Unidos, tendo se apresentado na noite antológica ocorrida no Carnegie Hall em 21 de novembro de 1962; gravou com saxofonista norte-americano Cannonball Aderley e foi o baterista dos primeiros discos de Tom Jobim na América do Norte, entre eles o gravado com Frank Sinatra.

 

Nascido em 03 de agosto de 1925 no Rio de Janeiro, Dom Um Romão trabalhou em orquestras de baile, acompanhou cantores na Rádio Tupi e foi um dos principais músicos da época dos pocket shows no Beco das Garrafas, onde trabalhou com Elis Regina, Sérgio Mendes, JC Meirelles, Orlandivo e Jorge Benjor, do qual participou de seu primeiro álbum, “Samba esquema novo”.

 

Sendo o nome do samba-jazz, o baterista e percussionista a partir da segunda metade dos anos 1960 desenvolveu sua carreira nos Estados Unidos e Europa. Integrou o grupo de Sérgio Mendes, fez parte durante quatro anos do grupo Weather Report, criou seu próprio quinteto e lançou vários discos solo, entre eles “Saudades”, “Rhythm Traveller" e "Lake of Perseverance".

 

Estúdio F apresenta no repertório as várias facetas do músico, como baterista em “Chega de Saudade” (gravação original de Elizeth Cardoso); solista em “Caravan” (Duke Wellington) e “Jungle Carnival” (Marcelo Salazar e Marcelinho da Lua); e em vários grupos onde atuou, entre eles Meirelles e os Copa 5; Brasil’66, de Sérgio Mendes; Sexteto Bossa Rio; e Weather Report.

 

O baterista faleceu na sua cidade natal em 26 de julho de 2005.

_____________________________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte

464

Dom Um Romão

 

Quarta-feira, 22 de julho, às 09 e às 17 horas.

 

Apresentação: Pedro Paulo Malta

 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.