Edino Krieger

Violinista, compositor, crítico musical e gestor cultural

22/04/20 17:26 - Atualizado em 22/04/20 17:31

Edino Krieger (Divulgação)

Nascido em 17 de março de 1928 em Brusque, Santa Catarina, Edino Krieger é um nome muito respeitado no cenário da música clássica brasileira pelo seu trabalho de compositor, músico, crítico e gestor cultural em nosso país.

 

Violinista de formação, Edino Krieger fez diversos estudos no Brasil e no exterior, sendo aluno de Hans Joaquin Koelreutter, Aaron Copland, Peter Mennin (composição) e William Nowinsky (violino).

 

Vencedor de vários prêmios, foi criador da Bienal de Música Contemporânea, organizou a Orquestra Sinfônica Nacional, foi presidente da FUNARTE, além atuar no rádio e no jornal, ora como produtor, ora como crítico musical.


Nesta edição do Estúdio F uma panorâmica de sua obra sinfônica e de câmara. Para piano você ouvirá “Choro manhoso” (com Carla Reis), “Três miniaturas” (com Belkiss C. de Mendonça) e “Sonata à quatro mãos” (com Laís de Souza Brasil e Miguel Proença). No repertório há duas obras vocais, “Desafio”, sob versos de Manuel Bandeira (com Maria Lúcia Godoy) e “As meninas”, sob versos de Vinicius de Moraes (Quarteto 004). A obra orquestral de Edino Krieger é representada pelas peças obras “Fuga em tempo de marcha rancho” e “Brasiliana para viola e cordas”.

_____________________________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte

451

Edino Krieger

 

 

 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.