Elomar – 80 anos

O artista de identidade sertaneja

Eduardo Weber 18/12/17 17:22 - Atualizado em 18/12/17 17:40

Elomar Figueira de Mello (Divulgação)

21 de dezembro de 1937. Nasce no interior da Bahia, na semiárida Vitória da Conquista, Elomar Figueira de Mello, um dos principais nomes da música do interior do país, com forte influência romanceiro medieval e do cancioneiro nordestino.

 

Elomar, arquiteto de formação, mas violeiro e ativista cultural, é apresentado por inteiro ao público do Estúdio F, com registros históricos, muitos deles gravados ao vivo e lançados em discos que sempre estiveram à margem da grande mídia, mas que conquistaram respeito do crítica.

 

“Canção da Catingueira”, “Incelença pro amor retirante”, “Clariô”, “Cantiga de amigo”, e “O violeiro” estão no repertório desta edição que presta homenagem aos 80 anos desse cantador que mantém na sede de sua fazenda em Vitória da Conquista, a Casa dos Carneiros, reduto onde compõe, escreve e abre as portas para música, poesia e exposições.

 

________________________________________________

 

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
329
Elomar
Quarta-feira, 20 de dezembro de 2017, às 9 e às 21 horas.
Domingo, 24 de dezembro de 2017, às 13 horas.
Apresentação: Paulo César Soares.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.