Francis Hime – 80 anos

Pianista, compositor, arranjador e cantor

Eduardo Weber 27/08/19 16:52 - Atualizado em 27/08/19 16:53

Francis Hime (Divulgação)

31 de agosto de 1939. Nasce Francis Hime um dos mais criativos compositores de uma geração talentosíssima, com nomes que se tornaram referência do que há de melhor na MPB.

 

Filho de família de posses, com educação na Europa, Francis Hime estudou piano clássico dos 6 aos 13 anos de idade mostrar muito interesse. A música só lhe chamaria sua atenção após presenciar um concerto de Stravinsky e das escapadas para ouvir o piano jazzístico de Luiz Eça na boate do Hotel Plaza, em Copacabana. O impulso definitivo partiu de Vinicius de Moraes, frequentador da casa de sua família em Petrópolis. Ao tocar “Valsa de Eurídice” ao piano, o poeta o instigou a compor. Vinícius foi seu primeiro parceiro, num roteiro musical que inclui “Sem mais adeus”, Samba de Maria, “Anoiteceu”, “Saudade de amar” e “Tereza sabe sambar”.

 

Na homenagem aos 80 anos de nascimento de Francis Hime, o Estúdio F mostra a trajetória do artista que tem mais de 50 anos de atividades, vários discos gravados e uma dezena de parceiros ilustres: Chico Buarque, Geraldo Carneiro, Paulo César Pinheiro, Ruy Guerra, Cacaso, a dupla Ivan Lins e Vítor Martins, Paulinho da Viola, além de sua esposa e também cantora Olívia Hime.

 

No repertório, grandes sucessos do compositor: “Atrás da Porta”, ”Maracanã”, “Passaredo”, “Anoiteceu”, “A noiva da cidade”, “Choro incontido” e temas que ele criou em obras sinfônicas para homenagear a sua cidade natal, o Rio de Janeiro.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.