Gaúcho da Fronteira

“Gaúcho da Fronteira tem um lance performático, de entretainer que transcende a música” (Humberto Gessinger).

09/10/19 10:09 - Atualizado em 09/10/19 10:12

Heber Artigas Armua Frós nasceu no Uruguai, Rivera, em 23 de junho de 1947. Trabalhou como carpinteiro, motorista de caminhão e taxista. Foi cantor de churrascaria e se tornou um dos expoentes da música regionalista gaúcha, ao lado de seu ídolo Teixeirinha. Ele é Gaúcho da Fronteira que, com sua gaita ponto, simpatia e composições de duplo sentido, ficou conhecido em todo Brasil.

 

 

Gaúcho da Fronteira é um músico tradicionalista, mas que rompeu com a rigidez dos Centros de Tradição da Gaúcha ao misturar ritmos em suas composições. Uma delas foi “Vaneirão sambado”. Outra, “Rock bagual”, que narra as estripulias de uma menina frequentadora de bailes de fronteira. Se no primeiro caso mesclar Vaneirão com samba era uma afronta, no segundo, com rock, se transformou em ato inadmissível para os CGTs. Aos poucos o artista conseguiu se impor e ganhar o público gaúcho e também de todo o país, graças às suas apresentações em programas populares e infantis em várias emissoras de TV.

 

 

A importância de Gaúcho da Fronteira pode ser medida pelas palavras do radialista e compositor regionalista gaúcho, Neto Fagundes: “ele é um nome fundamental para a nossa música regionalista. Abriu porteiras para nossa arte em todo o Brasil. Não importa o rincão onde a gente vá, alguém sempre diz: uma vez o Gaúcho da Fronteira esteve aqui".

 

 

O Estúdio F mostra trajetória de um artista, ilustrando com registros marcantes de sua carreira, entre eles “Nheco vari, nheco fum”, “Herdeiro da pampa pobre”, “Gaúcho doble chapa”, “Praia gaúcha”, “Forronerão” e “É disso que o velho gosta”.

.........................................................................................................................................................

Estúdio F – momentos musicais da Funarte

423

Gaúcho da Fronteira

Quarta-feira, 09 de outubro de 2019, às 9 e às 17 horas.

Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.