Gerson King Combo

O pioneiro da soul music e do funk no Brasil

Eduardo Weber 05/07/19 16:46 - Atualizado em 05/07/19 16:48

Gerson King Combo (Divulgação)

A soul music no Brasil tem alguns representantes. Um deles é o dançarino e coreógrafo do Chacrinha e da Jovem Guarda Gerson Rodrigues Cortes, ou Gerson King Combo, artista de poucos discos, mas que é uma lenda da black music no país.

 

Um dos pioneiros do gênero, atuou no final dos anos 60 em vários grupos, entre eles The Fevers, Renato e seus Blue Caps e na banda de Wilson Simonal. Depois participou do conjunto União Black e da banda Black Rio para então lançar seus dois primeiros discos solo, em 1977 e 1978. Após hiato de 22 anos, apareceu no programa “Muvuca”, de Regina Casé, o que propiciou a gravação de seu primeiro CD no ano 2001: “Mensageiro da Paz”.

 

O Estúdio F,ao focalizar Gerson King Combo, considerado o James Brown brasileiro, traça um raio-X do movimento black e recupera um repertório da nossa soul music que influenciou artistas como BNegão e Paula Lima. No roteiro tem as de “Meu nome é”, “Geração black”, “Swing do rei”, “Mandamento black”, “Mão branca”, “É tão bom” e “Estou voltando”.

 

______________________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte

410

Gerson King Combo

Quarta-feira, 10 de julho de 2019, às 9 e às 21 horas.

Domingo, 14 de julho de 2019, às 15 horas.

Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.