Guiomar Novaes

A divulgadora de Heitor Villa-Lobos no exterior

Eduardo Weber 01/04/20 13:49 - Atualizado em 01/04/20 13:52

Ela foi uma das mais importantes intérpretes de piano que o país já teve, ao ponto de receber o seguinte elogio do compositor Claude Debussy, que escreveu sobre Guiomar Novaes após conquista do primeiro lugar do concurso de piano de Paris, quando participaram 388 candidatos: “Eu estava voltado pra o aperfeiçoamento da raça pianística da França. A ironia habitual do destino quis que o candidato artisticamente mais dotado fosse uma jovem brasileira de 13 anos. Ela não é bela, mas tem os olhos ébrios da música e aquele poder de isolar-se de tudo que a cerca, faculdade raríssima, que dá marca bem característica do artista”.

 

Guiomar Novaes nasceu no interior de São Paulo, em São João da Boa Vista em 28 de fevereiro de 1894. Aos 7 anos tocava o instrumento. Aos 15 morava em Paris e logo se tornou uma das grandes concertistas de seu tempo.

 

Sua importância pode ser sentida pelas homenagens que ganhou ao longo da vida. Recebeu a medalha da Legião de Honra da França e a Ordem Nacional do Mérito do governo brasileiro. Foi a convidada da Filarmônica de Nova York para o concerto de número 5.000 da orquestra. A ONU a convidou para as comemorações dos 15 anos da declaração universal dos direitos humanos. Em Londres, participou dos concertos de inauguração do Queen Elizabeth Hall, quando foi ovacionada por 15 minutos, tendo tocado 4 bises. E o jornal Le Monde a inclui na lista dos 10 melhores concertistas de todos os tempos.

 

O Estúdio F traça o perfil de Guiomar Novaes que faleceu na cidade de São Paulo aos 85 anos, em 7 de março de 1979. No repertório, “Sonata no. 15 em dó maior” (Mozart), Grande fantasia triunfal do hino brasileiro (Gottschalk), “Carnaval” (Schumann), “Balada n.3, opus 47 (Chopin), “Feux-follets” (Isidor Philipp), “Concerto n.4, opus 47 (Beethoven), “Soirée dans grenade” (Debussy), “O ginete do pieorrozinho” (Villa-Lobos), “Tocata” (Guarnieri) e “Orfeu e Eurídice” (Gluck).

_____________________________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
447
Guiomar Novaes
Quarta-feira, 01 de abril de 2020, às 9 e às 17 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.