Gutemberg Guarabyra

Um dos criadores do rock rural

Eduardo Weber 22/11/18 15:22 - Atualizado em 22/11/18 15:23

Sá e Guarabyra (Divulgação)

Compositor, cantor, violonista, produtor e autor de trilhas e jingles comerciais.

 

Ao falar de Gutemberg Guarabyra o Estúdio F focaliza sucessos do rádio, da televisão e do trabalho de um dos criadores, ao lado de Zé Rodrix e de Luís Carlos Sá, do rock rural, gênero musical do início dos anos 70 que unia temas do interior brasileiro ao som de guitarras e outros instrumentos elétricos.

 

O artista focalizado, Gutemberg Guarabyra,gravou poucos trabalhos solo, somente no início de sua carreira. Com Luís Carlos Sá formou a dupla Sá & Guarabyra. Os dois mais Zé Rodrix formaram o trio Sá, Rodrix e Guarabyra em dois momentos distintos: no início dos anos 70 e na virada do ano 2000, quando os três amigos voltaram a fazer discos e turnês até o falecimento de Zé Rodrix, em 2009.

 

“Roque Santeiro”, “Sobradinho”, “Sete Marias”, “Espanhola”, “Caçador de Mim”, “Verdades e Mentiras”, “Dona” e “Casaco Marrom” são alguns dos registros apresentados nesta edição com Sá & Guarabira. Com o trio, estão “Mestre Jonas” e “Jesus numa moto”, em gravação ao vivo realizada por Sá, Rodrix e Guarabyra em 2001.

 

O programa traz ainda “Margarida”, música de e com Guarabyra vencedora Festival Internacional da Canção de 1967, no Rio de Janeiro. Gutemberg Guarabyra nasceu em 20 de novembro de 1947 em Barra, interior da Bahia.

 

_____________________________________________________

 

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
377
Gutemberg Guarabyra
Quarta-feira, 21 de novembro de 2018, às 9 e às 21 horas.
Domingo, 25 de novembro, às 15 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.