Ivon Curi

Charme e bom humor do chansonnier do Brasil

Eduardo Weber 05/06/18 15:35 - Atualizado em 05/06/18 15:38

Ivon Curi (Divulgação)

Há 90 anos, 05 de junho de 1928, nascia em Caxambu, Minas Gerais, o cantor, compositor, ator e showman Ivon José Curi, ou simplesmente Ivon Curi, simpático e talentoso artista que teve carreira longa no rádio, na televisão, no cinema e nos palcos.

 

Ivon Curi foi considerado o maior chansonnier do país. De um lado gravou muitas canções francesas, entre elas “La vie em rose” e “C’est si bon”.  De outro fez muito sucesso ao registrar com muita verve a música nordestina, como “Me leva” (Hervê Cordovil), “Farinhada” (Zé Dantas), “O xote das meninas” (Luiz Gonzaga / Zé Dantas) e “O forró do beliscão” (Ari Monteiro / Leôncio / João do Vale), sua última gravação realizada em 1995 para o disco em homenagem a João do Vale, pouco antes de seu falecimento em 24 de junho.

 

O Estúdio F apresenta detalhes de sua vida e obra que, além das músicas citadas, tem no roteiro musical versões bem humoradas (“A coisa”), registros históricos (trecho de sua participação com Hebe Camargo na inauguração da TV Tupi em 1950), músicas do próprio Ivon Curi (Retrato de Maria) e sucessos, “Procurando tu” (J. Luna / Antonio Barros), “O menino de Braçanã” (Luiz Vieira / Arnaldo Passos) e “Delicadeza” (Lombardi Filho).

 

______________________________________________________

 

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
353
Ivon Curi
Quarta-feira, 06 de junho de 2018, às 9 e às 21 horas.
Domingo, 10 de junho, às 15 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.