José Ricardo

Intérprete da ala romântica da Jovem Guarda

Eduardo Weber 07/05/19 11:51 - Atualizado em 07/05/19 11:54

José Ricardo (Divulgação)

As jovens tardes de domingo estão de volta nesta edição do Estúdio F. Um antigo frequentador do programa Jovem Guarda da TV Record de São Paulo é o protagonista desta edição: José Ricardo. Ele fez parte da ala romântica daqueles tempos. Sua especialidade era versões, muitas delas com títulos quase que literais, como “Eu te amo somente a ti”, “Não se vá”, “Gina”, “A canção que eu fiz” e “Me disseram que”.

 

José Ricardo também gravou temas de Raulzito (Raul Seixas), “São coisas da vida”; Roberto Corrêa, “Preciso de você demais”; Capiba, “Serenata Suburbana”; e de Noel Rosa e Vadico, “Feitiço da Vila”.

 

Citado na música “Festa de Arromba”, de Erasmo Carlos, José Ricardo participou de uma gravação não lançada em disco e eu está presente neste Estúdio F. Trata-se do especial de fim de ano de Roberto Carlos para a TV Globo de 1985, quando o cantor, ao lado de outros nomes da Jovem Guarda, divide com Roberto a gravação de “Jovens tardes de domingo”.

 

Vale lembrar que esta edição mostra aspectos poucos conhecidos do cantor que faleceu semanas antes de completar 60 anos, em primeiro de janeiro de 1999, no Rio de Janeiro. Primeiro, o sucesso que fez em Portugal, depois seu trabalho assistencial aos artistas em dificuldade financeira.

 

______________________________________________________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte

401

José Ricardo

Quarta-feira, 08 de maio de 2019, às 9 e às 21 horas.

Domingo, 12 de maio de 2019, às 15 horas.

Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.