Lenine

Uma voz marcante, para um violão percussivo

Eduardo Weber 20/02/18 17:12 - Atualizado em 20/02/18 17:23

Lenine (Divulgação)

“Ele se considera um “cantautor”, porque é antes de tudo um compositor que interpreta suas próprias canções, como os trovadores da Europa medieval ou os repentistas nordestinos. Mas seu violão também conquistou fãs pelo mundo todo. Recifense radicado no Rio, ele é um dos artistas mais originais da nossa música, trazendo para sua arte referências dos mais variados lugares e tempos”.

 

É dessa maneira que Paulo César Soares se refere ao pernambucano Oswaldo Lenine Macedo Pimentel que, aos 59 anos (ele nasceu em Recife no dia 02 de fevereiro de 1959), é um dos principais nomes da música brasileira, com muitas apresentações no exterior e prêmios em profusão.

 

O Estúdio F traça o perfil do cantor e compositor apresentando temas de discos marcantes, como “Olho de Peixe”. “O dia que faremos contato”, “Acústico MTV” (“Lavadeira do rio”), além de temas para o carnaval e trilhas para balé, como a realizada para o Grupo Corpo.

 

Sucessos como “Jack soul brasileiro”, “Lavadeira do rio”, “A ponte” e “Gandaia das ondas” estão no repertório do programa.

 

_____________________________________________________

 

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
338
Lenine
Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018, às 9 e às 21 horas.
Domingo, 25 de fevereiro, às 13 horas.
Apresentação: Paulo César Soares.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.