Liminha

Uma carreira com 200 discos produzidos e dezenas de sucessos.

Eduardo Weber 06/05/20 12:43 - Atualizado em 06/05/20 12:50

Arnolpho Lima Filho - Liminha (Divulgação)

A paulistano Arnolpho Lima Filho nasceu em 05 de maio de 1951, filho de professora de música e pai farmacêutico aficionado por instrumentos de cordas. Tocando guitarra e baixo elétrico, tornou-se um dos produtores mais bem sucedidos da música brasileira. Liminha é mestre em criar sucessos no comando de projetos de importantes nomes da música, passando pelo rock, axé, reggae, discoteca, pop, dance, mpb e funk.

 

A lista de suas produções é imensa. Gilberto Gil, Zélia Duncan, Zezé Motta, Titãs, Paralamas do Sucesso, Daniela Mercury, Chico Science, Ed Mota, Cidade Negra, Adriana Calcanhoto, Pedro Luís, Kid Abelha, Ultraje a Rigor, Lobão, Barão Vermelho, Ira, Fernanda Abreu, Lulu Santos...

 

O Estúdio F apresenta a trajetória do músico, produtor e diretor de gravadora a começar por seu primeiro sucesso, “Top Top”, de 1971, quando era o baixista dos Mutantes de Rita Lee, Arnaldo e Sérgio Dias Baptista.

 

O repertório do programa traz gravações de vários artistas com Liminha ora como músico, ora como produtor. Tem “Filho Único”, gravação de Erasmo Carlos; “Maria fumaça”, com a banda Black Rio; “Tudo bem, tudo bom, ou mesmo até”, tema de apresentação das Frenéticas; “Adivinha o quê?”, com Lulu Santos; e “Vamos Fugir”, tema que compôs com Gilberto Gil, com quem trabalhou em 14 discos.

 

O programa também selecionou “O quê”, com Titãs; “Alagados”, sucesso dos Paralamas; “Kátia Flávia, a godiva do Irajá”; de Fausto Fawcett e os Robôs Efêmeros; “O canto da cidade”, faixa título do primeiro disco de Daniela Mercury; “Haiti”, música que abre o CD Tropicália 2, de Gilberto Gil e Caetano Veloso; “A praieira”, com Nação Zumbi; e “Ai, ai, ai”, grande sucesso de Vanessa da Matta.

 

Ao final, uma performance ao vivo de Liminha no comando do grupo Achados no Espaço, em gravação ao vivo para comemorar 30 anos de Rock in Rio: de Nando Reis, “Do seu lado”.

_____________________________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte

453

Liminha

Quarta-feira, 29 de abril, às 09 e às 17 horas.

Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.