Luiz Eça

O grande nome do piano brasileiro

Eduardo Weber 29/04/19 16:58 - Atualizado em 29/04/19 17:05

Luiz Eça (Divulgação)

"Tudo a ser dito sobre Luiz Eça será pouco.  Ele foi o grande estimulador da minha geração. Ele tinha a empolgação de um iniciante 24 horas por dia. Sempre procurava lançar um jovem pianista". Esta declaração de Egberto Gismonti define a importância de Luiz Mainzi da Cunha Eça, ou simplesmente Luiz Eça.

 

O Eça de seu nome indica que o músico teve um antepassado ilustre: o escritor português Eça de Queiroz, autor de "Primo Basílio". Ele foi tão importante para a música como seu antepassado para a literatura. Num país de grandes pianistas, é considerado o nosso grande pianista popular.

 

Pouco conhecido do público, o pianista tem uma história rica. Conviveu com os grandes nomes da música brasileira e teve contato com os monstros sagrados do instrumento do século 20. Poderia ter sido um concertista de renome na Europa e nos Estados Unidos. Trocou os melhores palcos do mundo para viver de frente para o mar da baía da Guanabara, consolando os notívagos frequentadores das boates da zona do Rio de Janeiro. 

 

Palavras de Luiz Eça: "Eu detestava a Academia... Todo mundo em Viena tocava a mesma sonata de Mozart. (...) Então eu gravei esse Luiz Eça Piano e Cordas. Dizem que a música brasileira se conta de antes até a feitura desse disco e desse disco em diante.  Foi um trabalho realmente que eu não posso dizer: Ah! Não era bonito. Mentira. Era lindo".

 

No Estúdio F um panorama da arte musical do músico falecido aos 56 anos no Rio de Janeiro, em 1992. No repertório tem gravação de Luiz Eça em seu primeiro disco de 1955, “Uma noite no Plaza”. Passa por registros com o Tamba Trio e com o grupo A Sagrada Família, com quem fez temporada no México na Copa do Mundo de 1970. Faixas de discos antológicos, entre eles “Luiz Eça Piano & Cordas” e “Solo”. Ainda o encontro com Edu Lobo em seu primeiro LP e a homenagem promovida por seu filho, o contrabaixista Igor Eça, que, em 2017, produziu e gravou o CD “Em casa com Luiz Eça”.

 

_______________________________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte

400

Luiz Eça     

Quarta-feira, 01 de maio de 2019, às 9 e às 21 horas.

Domingo, 05 de maio de 2019, às 15 horas.

Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.