Luperce Miranda

Um pioneiro da música nordestina e do choro

Eduardo Weber 17/07/19 12:44 - Atualizado em 17/07/19 12:45

Luperce Miranda (Divulgação)

Bandolinista e bamba em outros instrumentos, ele foi um dos primeiros nomes a trazer a música nordestina para o sudeste brasileiro, em especial o Rio de Janeiro. Luperce Miranda é um dos pioneiros do mundo disco e do rádio em nosso país. Primeiro ao tocar em Recife aos 16 anos. Segundo, por chegar ao Rio de Janeiro em 1926 com o grupo Turunas da Mauricéia, o primeiro conjunto a gravar cocos, emboladas e sambas nordestinos no final dos anos 1920.

 

Luperce Bezerra Pessoa de Miranda nasceu há 115 anos (28/07/1904) na capital de Pernambuco, filho de família musical e numerosa. No Rio de Janeiro, logo foi contratado para atuar na rádio Clube do Brasil e formar seu primeiro regional, sendo em seguida chamado para acompanhar nomes famosos daquele tempo, entre eles Carmen Miranda e Francisco Alves.

 

Ao focalizar a história de Luperce Miranda, o Estúdio F apresenta registros históricos do músico. Gravações dos anos 20 com os Turunas da Mauricéia, entre elas “O pequeno tururu”. Trabalhos nos quais ele é acompanhante, como nas gravações de “Com que roupa”, a primeira feita por Noel Rosa; o encontro de Mário Reis com Francisco Alves em “Se você jurar”, tema de Ismael Silva e Nílton Bastos; e a gravação de “No Tabuleiro da baiana”, de Ary Barroso, por Carmen Miranda.

 

O programa também traz registros dos últimos discos gravados pelo bandolinista nos anos 70, como “Pedacinho do Céu” (Waldir Azevedo), “Naquele tempo” (Pixinguinha) e “Princesinha”, de sua autoria.

 

Luperce Miranda faleceu aos 72 anos de idade em 05 de abril de 1977. Deixou gravado 7 LPs e 33 RPMs, além de participação em centenas de gravações durante os 50 anos em que morou no Rio de Janeiro.

 

_________________________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte

411

Luperce Miranda

Quarta-feira, 17 de julho de 2019, às 9 e às 21 horas.

Domingo, 21 de julho de 2019, às 15 horas.

Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.