Maurício Tapajós

Um artista boêmio, político e de coração solitário

02/01/18 15:19 - Atualizado em 02/01/18 15:22

Maurício Tapajós (Divulgação)

Compositor, violonista, produtor e ativista cultural. Maurício Tapajós faz parte da geração de autores que driblaram a censura para mostrar aos quatro cantos o sentimento contra a repressão política e as desigualdades sociais no Brasil pós 1964. De outro lado, foi um autor de sambas inspirados que marcaram a carreira de cantores como Dóris Monteiro e Lúcio Alves (“Mudando de Conversa”, em parceira com Hermínio Bello de Carvalho), Simone (“Tô Voltando”, em dupla com Paulo César Pinheiro) e Elis Regina (“Querelas do Brasil”, autoria dividida com Aldir Blanc).

 

O Estúdio F apresenta o perfil de Maurício Tapajós, formado em arquitetura mas que se entregou de corpo e alma à música, como também fizeram seus irmãos Paulinho e Dorinha Tapajós, filhos do radialista e compositor Paulo Tapajós.

 

No repertório, dois clássicos contra a ditatura, “Pesadelo” e “Agora é Portela 74”, parceiras com Paulo César Pinheiro, gravadas pelo MPB-4. Tem “Carro de boi”, composta com Cacaso, seu primeiro parceiro, numa inusitada gravação com o conjunto “Os Cariocas”. Tem ainda uma raríssima gravação particular de “Saindo à Francesa”, homenagem dos amigos Moacyr Luz, Aldir Blanc e Luiz Carlos da Vila ao compositor, falecido no dia 21 de abril de 1995, aos 52 anos de idade.

 

Nessa edição você tem a oportunidade de relembrar todos os títulos aqui apresentados e sambas pouco conhecidos de Maurício, entre eles “O samba bate outra vez”, “Entre o torresmo e a moela”, “No tempo em que a gente votava pra rainha do rádio” e a “Marcha do Regresso”, feita com Cacaso e Elton Medeiros, em registro de Elton Medeiros e a Orquestra Flor do Sereno.

 

________________________________________________

 
 

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
330
Maurício Tapajós
Quarta-feira, 27 de dezembro de 2017, às 9 e às 21 horas.
Domingo, 28 de dezembro de 2017, às 13 horas.
Apresentação: Paulo César Soares.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.