Nana Caymmi

Eduardo Weber 16/11/11 20:00 - Atualizado em 16/11/11 20:00

A cantora Nana Caymmi. (Lívio Campos/Divulgação)

Ela é filha de um dos símbolos da música brasileira: Dorival Caymmi. Também é irmã mais velha de dois intérpretes e compositores, que mantêm a tradição da família: Dori e Danilo. Não por isso, Nana Caymmi sempre teve uma postura autônoma em relação à sua carreira, sem se importar com modismos ou interferência das gravadoras.
 
A focalizar a cantora, o Estúdio F destaca as qualidades da artista. Primeiro, o seu cuidado com a emissão vocal, cujo registro fica entre o mezzo-soprano e contralto. Depois com a escolha do repertório e dos músicos com quem trabalha. Finalmente, a maneira firme de conduzir sua carreira, que a longo do tempo se manteve coerente, ao ponto de Nana Caymmi ter conquistado vários prêmios, discos de ouro e ser considerada por boa parte da crítica como a maior intérprete da canção brasileira moderna.
 
O programa apresenta registros que ilustram todas as fases de seu trabalho, começando por sua primeira gravação no início dos anos 1960, em “Acalanto”, cantiga composta pelo pai especialmente para ela ainda criança de colo; até 2007, quando gravou o CD “Quem inventou o amor”, com repertório formado de 14 sambas-canções de Dorival Caymmi.
 
O programa ainda conta com “Saveiros” (Dori Caymmi e Nelson Motta) - música que defendeu e venceu o 1º. Festival Internacional da Canção em 1966, sob imensa vaia; “Cais” (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos), “Beijo partido” (Toninho Horta), “Copacabana” (João de Barro e Alberto Ribeiro), “Só louco” (Dorival Caymmi), “Tu me acostumbraste” (Frank Dominguez), “Resposta ao tempo” (Cirstóvão Bastos e Aldir Blanc) - tema da minissérie “Hilda furacão”; e “Quando o amor acontece” (João Bosco e Abel Silva)
 
O Estúdio F registra sua passagem pela Argentina e conta a história de seu songbook editado em 2003, o primeiro livro do gênero tendo como base o repertório de uma intérprete brasileira.
 
_______________

Estúdio F – Momentos Musicais da Funarte
Nana Caymmi
 
Apresentado na RCB em 15 de novembro de 2011
Reapresentação: sábado, 19 de novembro, às 7h
Apresentação: Paulo César Soares
Roteiro: Cláudio Felício
Produção: Rádio Nacional/RJ

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.