Nenê de Vila Matilde

A escola azul e branco do carnaval paulistano.

Eduardo Weber 04/02/20 13:31 - Atualizado em 04/02/20 13:53

Alberto Alves da Silva, o “Seu Nenê” (Vox Populi)

É muito raro uma escola de samba ser batizada com o nome de seu fundador, como é o caso dessa agremiação da zona leste paulistana, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, fundada por nove frequentadores das rodas de samba do Largo do Peixe na Vila Matilde, entre eles Alberto Alves da Silva, o “Seu Nenê”, falecido em 2010, aos 89 anos de idade.

É da escola o primeiro samba-enredo de São Paulo, “Cada grande e senzala”, de Paulistinha, considerado por muitos como o seu principal compositor. A Nenê de Vila Matilde conquistou dois campeonatos pelo grupo de Acesso e outros onze pelo Grupo Especial, sendo a primeira escola a vencer o carnaval no sambódromo paulistano (2001).

O Estúdio F apresenta o perfil da escola que tem a bateria mais premiada do carnaval de São Paulo. Entremeado com músicas, tais como “Vila Matilde berço de bambas”, “Casa grande e senzala”, “Voa águia”, “Voei, voei, na Vila aportei, onde me deram a coroa de rei” e o samba enredo do carnaval de 2019, “A majestade do samba chegou. Corri pra ver, pra ver quem era. Chegando lá era a Nenê e a Portela”.

_____________________________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
440
Nenê de Vila Matilde
Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020, às 9 e às 17 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.