O violão brasileiro de Baden Powell

Homenagem a um dos maiores violonistas do país, que rodou o mundo mostrando a beleza e a técnica do violão brasileiro.

Da redação 07/11/12 20:14 - Atualizado em 07/11/12 20:14

O violonista Baden Powell (Reprodução)

Baden Powell é considerado por muitos especialistas como o maior violonista do Brasil de todos os tempos. Razões não faltam. Estudioso concentrado e dono de uma técnica irreparável, Baden Powell deixou dezenas de gravações no Brasil e, principalmente, no exterior. Esses registros comprovam seu grande talento como intérprete e também como compositor inspirado. Vale lembrar a série de afro-sambas com Vinícius de Moraes, e as parcerias com Paulo César Pinheiro e Billy Blanco.

Falecido em 26 de setembro de 2000, o programa Estúdio F presta uma homenagem ao artista que rodou o mundo mostrando a beleza e a técnica do violão brasileiro. A música era uma vocação de família: passou do seu avô para seu pai, de seu pai para ele e dele para seus filhos, que também seguiram, com sucesso, a carreira musical. Foi parceiro e amigo de nomes como Pixinguinha, Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes, Paulo César Pinheiro, Tom Jobim. Deixou saudades do seu jeito quieto e de seu violão, que carregava, modesto, uma sonoridade singular.

__________________

Estúdio F – Momentos Musicais da Funarte
Baden Powell

Apresentado na RCB
 em 27 de outubro de 2012
Apresentação: Paulo César Soares
Roteiro: Cláudio Felício

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.