Paulo Moura

Toda versatilidade e talento do clarinetista e saxofonista paulista

Eduardo Weber 10/07/18 13:19 - Atualizado em 10/07/18 13:24

Paulo Moura (Divulgação)

Dos improvisos do choro e jazz, da gafieira para a orquestra sinfônica, da raiz África para o Brasil, o premiado clarinetista e saxofonista Paulo Moura foi também compositor, arranjador e regente. É dele o arranjo de "O menino das laranjas", gravado pela Elis Regina, e assina a regência da orquestra do LP “Milagre dos Peixes”, de Milton Nascimento.

 

O Estúdio F presta homenagem ao artista que começou na música em sua cidade natal, São José do Rio Preto, onde nasceu em 15 de julho de 1932, sob influência do pai, trompetista, para quem compôs “Ao velho Pedro”.

 

Paulo Moura mudou com a família para o Rio de Janeiro aos 13 anos, onde faleceu em 12 de julho de 2010. Foi nessa cidade que completou sua formação musical e se tornou músico profissional aos 17 anos: instrumentista concursado da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, concertista, jazzista, saxofonista de orquestra de baile e solista de centenas de gravações ao longo de mais de 60 anos de atividade.

 

O Estúdio F dá uma pequena mostra de sua versatilidade tanto na música clássica, como no choro, no samba e no jazz. “Rapsody in Blue” (Gershwin), “Moto perpétuo” (Paganini), “Espinha de Bacalhau” (Severino Araújo), “Chorando baixinho” (K-Ximbinho), “Mistura e Manda” (Paulo Moura) e “Minha Saudade” (João Donato / João Gilberto) são alguns dos números apresentados nesta edição, que reverencia o Paulo Moura de muitas facetas, que dividiu experiência com Radamés Gnatalli, Rafael Rabello, João Donato, Cliff Korman e Yamandú Costa.

 

______________________________________________________

 

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
358
Paulo Moura
Quarta-feira, 11 de julho de 2018, às 9 e às 21 horas.
Domingo, 14 de julho, às 15 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.