Pinduca

O rei do carimbó

Eduardo Weber 12/11/19 11:29 - Atualizado em 12/11/19 11:31

Pinduca (Divulgação)

 

A música típica da região norte do Brasil é pouco difundida em São Paulo e nomes importantes dessa manifestação cultural são pouco conhecidos e valorizados por aqui.

 

Um dos nomes de maior destaque é o de Aurino Quirino Gonçalves, nascido em 1937 que começou na música aos 14 anos e não mais parou. Ganhou o nome artístico de Pinduca e em quase sete décadas de atividades gravou mais de 30 discos, sendo um dos primeiros a registrar em disco a lambada e sendo criador de vários ritmos, tais como o sirimbó, além de ter modernizado o carimbó, ao introduzir novos instrumentos na gravação deste gênero musical tipicamente paraense.

 

O Estúdio F traz o perfil e a obras de Pinduca, considerado o Rei do Carimbó, apresentando gravações de várias épocas, entre elas “Carimbó do macaco”, “Lenda do Guaraná”, “Marcha do Vestibular”, além de registros dos cantores Jair Rodrigues e de Eliana Pittman.

 

_______________________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte

428

Pinduca

Quarta-feira, 13 de novembro de 2019, às 9 e às 17 horas.

Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.