Radamés Gnattali

O retrato de um inovador na música brasileira

Eduardo Weber 15/02/18 16:03 - Atualizado em 15/02/18 16:11

Radamés Gnattali (Divulgação)

Radamés Gnattali tinha tudo para ser concertista. Sempre foi estudioso, talentoso e dedicado. As incertezas da profissão e as raras oportunidades contribuíram para que o concertista se transformasse no "Pai musical de toda uma geração de músicos e compositores brasileiros", na opinião de Tom Jobim.

 

Radamés não pôde seguir o caminho de Madalena Tagliaferro, a grande pianista brasileira de seu tempo. Mas uma coisa é certa: sua dedicação ao estudo de música e a sua admiração pelo que faziam Nazaré e Pixinguinha foram fundamentais para que ele se transformasse num dos mais produtivos artistas da música brasileira de seu tempo, colocando o seu talento à serviço da música popular e erudita.

 

Em seus 82 anos de vida, Radamés compôs, tocou, regeu e arranjou e, principalmente, tentou acabar com as fronteiras entre a música erudita e a popular. O número de arranjos criados por Radamés Gnattali é impressionante. Valdinha Barbosa e Anne Marie Devos relacionaram perto de três mil, somente na Rádio Nacional, onde o maestro trabalhou entre os anos de 1936 a 1961! Nessa área Radamés foi um inovador.

 

Ao homenagear Radamés Gnattali, o Estúdio F mostra a real importância de um músico que se tornou referência para a música brasileira sem distinção. O programa mostra apenas a qualidade e a importância do pianista e arranjador, tanto nas homenagens feitas por Tom Jobim (Meu amigo Radamés) e Paulinho da Viola (“Sarau para Radamés”), como nas homenagens que Radamés criou para Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim e o próprio Tom Jobim.

 

______________________________________________________

 

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
337
Radamés Gnattali
Quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018, às 9 e às 21 horas.
Domingo, 18 de fevereiro, às 13 horas.
Apresentação: Paulo César Soares.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.