Rosana Toledo

A voz romântica de BH

Eduardo Weber 16/01/18 17:49 - Atualizado em 17/01/18 14:26

Ela nasceu em Belo Horizonte no dia 29 de setembro de 1934. Faleceu em 2014, aos 79 anos, no dia 9 de fevereiro no Rio de Janeiro, cidade onde consolidou sua carreira de intérprete, que teve início ainda na infância em rádios da capital mineira ao lado de sua irmã Maria Helena, com que formou dupla atuante nos fins dos anos 40 na TV Itacolomi, com repertório formado de sambas-canção e boleros.

 

Rosana Toledo teve uma carreira relativamente curta, com poucos LPs lançados. Mas teve prestigio e talento raro para lançar músicas de Baden Powell, Tom Jobim, Sérgio Ricardo, Jair Amorim e Luiz Bonfá, parceiro em composições da irmã da cantora, entre elas “Momento Novo” e “Hoje é dia de amor”.

 

O Estúdio F uma seleção de Rosana Toledo com registros de “Samba em Prelúdio” (Baden Powell / Vinicius de Moraes), que ela divide com Agostinho dos Santos, “Canção que morre no ar” (Carlos Lyra / Ronaldo Bôscoli), “Inútil Paisagem” (Tom Jobim / Aloysio de Oliveira) e “Sonata sem Luar” (Fred Chateaubriant / Vinicius de Carvalho).

 

_________________________________________________

 

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
333
Rosana Toledo
Quarta-feira, 17 de janeiro de 2018, às 9 e às 21 horas.
Domingo, 21 de janeiro, às 13 horas.
Apresentação: Paulo César Soares.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.