Rosinha de Valença

Ela tocava por uma cidade inteira

Eduardo Weber 07/08/18 12:59 - Atualizado em 07/08/18 13:00

Rosinha de Valença (Divulgação)

Se o Brasil é o país dos violonistas, uma mulher romper com a hegemonia masculina não é tarefa fácil. É preciso muito talento. E talento ela tinha de sobra. Maria Rosa Canelas nasceu em Valença, interior do Rio de Janeiro, no dia 30 de julho de 1941. Aos 22 anos mudou para a capital do Estado para tentar a sorte. O jornalista Sérgio Porto logo a conheceu e descobriu seu valor. E o valor era tanto, que ele por achar que “ela tocava por uma cidade inteira” resolveu dar-lhe o nome artístico de Rosinha de Valença.

 

Esta edição do Estúdio F apresenta a obra da instrumentista que mostrou sua técnica e talento no Brasil, na África, nos Estados Unidos e na Europa. Acompanhou cantores de prestígio, dividiu o palco com músicos de jazz e lançou discos solo com gravações que até hoje estão no repertório instrumental da Rádio Cultura Brasil, entre elas “Lamento” e “Zanzibar”.

 

Pedro Paulo Malta apresenta a carreira da violonista e também cantora. Traz registros raros, como o encontro de Rosinha com Baden Powell no Fino da Bossa. Uma gravação com Martinho a Vila, outra com o também violonista Waltel Blanco e homenagens póstumas prestadas à Rosinha de Valença por Paulinho da Viola (“Rosinha, essa menina”), Paulo Cesar Feital e Jorge Simas (“Valsa para Rosinha”). Vale dizer que ela faleceu em 10 de junho de 2004, em sua cidade natal, após viver 12 anos em estado vegetativo.

 

No repertório do programa estão composições próprias da violonista (“Usina de Prata”, “Rosinha’s Mood”), choros, sambas e canções assinadas por Herivelto Martins, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Baden Powell, Luís Bonfá, Vera Brasil e Silvan Castelo Branco.

 

___________________________________________________

 

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
362
Rosinha de Valença
Quarta-feira, 08 de agosto de 2018, às 9 e às 21 horas.
Domingo, 12 de agosto, às 15 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.