Sérgio Mendes

A música universal do niteroiense radicado nos Estados Unidos desde os anos 1960 é destaque neste Estúdio F

Eduardo Weber 27/01/15 14:34 - Atualizado em 27/01/15 14:51

O Estúdio F apresenta gravações de vários períodos da carreira do músico

Na contracapa de seu primeiro LP, de 1964, Tom Jobim avisava: "sua carreira está se iniciando e sei que ele vai muito longe. Além de ser um intuitivo, é um estudioso. Coisa rara, pois, geralmente, os intuitivos ficam só intuitivos e os estudiosos seguem estudiosos. Não sou profeta, mas creio que este disco, produto de muito trabalho e amor, abra novos caminhos no panorama da nossa música".

Radicado nos Estados Unidos desde os anos 1960, Sérgio Mendes é um dos nomes mais conhecidos da música brasileira no cenário internacional. Em Los Angeles, ele criou um estilo que mantém até hoje em discos e shows. Palavras de Mendes: "em 1966, já em Los Angeles, eu resolvi procurar outro tipo de sonoridade, diferente da que eu vinha fazendo. Chamei duas americanas, Lany Hall e Karen Philips, para ensaiar. De repente, gostei da sonoridade delas não atuarem como backing vocals, mas como leading vocals. Vi que tinha algo diferente aí e fui em frente. Virou marca registrada".

O Estúdio F apresenta gravações de vários períodos da carreira do músico, a começar pelo conjunto que formou no Rio de Janeiro, o Bossa Rio, até as mais recentes da última década, quando regravou “Mas que nada” com o rapper Will.I.Am, a pedido do artista estadunidense, e “Real in Rio”, tema desenho animado Rio, que concorreu ao Oscar de melhor canção original em 2012.

Além dessas obras, estão no repertório do programa “The foll on the Hill”, "Ela é carioca”, "Oba-lá-lá”, “Nanã”, "The look of love", "Lua soberana” e “Ponteio”.


_______________

Estúdio F
Sérgio Mendes


Apresentado na RCB em 21 de fevereiro de 2015
Apresentação: Paulo César Soares
Produção: Rádio Nacional / RJ

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.