Severino Araújo e a Orquestra Tabajara

O Estúdio F apresenta a fantástica Orquestra Tabajara e seu grande líder, Severino Araújo.

Eduardo Weber 18/04/17 16:23 - Atualizado em 18/04/17 16:26

Orquestra Tabajara

Severino Araújo e a Orquestra Tabajara

 

O clarinetista, compositor, arranjador e band-líder Severino Araújo nasceu há 100 anos, em 23 de abril de 1917. Faleceu aos 95 anos. 60 deles foram dedicados à Orquestra Tabajara, que aos poucos ele transferiu de João Pessoa para o Rio de Janeiro, trazendo aos poucos os músicos que a transformaram na principal orquestra de baile do país. Uma orquestra que, segundo o próprio clarinetista, em entrevista de 2004, tinha realizado sob seu comando 13.731 apresentações.

 

O Estúdio F narra em detalhes a história da Orquestra Tabajara e de seu mentor, que admirava as big-bands norte-americanas e fez nascer em João Pessoa uma big band com a mesma formação das suas similares dos Estados Unidos.

 

O programa traz composições que se tornaram célebres do repertório da Tabajara com a assinatura de Severino Araújo: “Chorinho pra você”, “Espinha de bacalhau”, “Nivaldo no choro”, “Um chorinho em Aldeia” e uma homenagem ao Circo Voador, “Um chorinho no Circo Voador”, homenagem do maestro ao local onde, durante 10 anos, animou as Domingueiras Voadoras.

 

Paulo César Soares traz ainda arranjos de Severino Araújo diretamente das salas de concerto para os salões de baile pelo Brasil afora, como a abertura da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes, e, em ritmo de samba, “Rapsody in Blue”, de George Gershwin.

 

____________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
294
Severino Araújo e a Orquestra Tabajara
Quarta-feira, 19 de abril 2017, às 9 e às 21 horas.
Domingo, 23 de abril 2017, às 13 horas.
Apresentação: Paulo César Soares.

 

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.