Synval Silva

Um dos compositores mais gravados por Carmen Miranda

Eduardo Weber 12/03/19 15:18 - Atualizado em 12/03/19 15:21

Synval Silva (Descrição)

Mineiro de Juiz de Fora, Synval Silva foi um dos principais compositores de Carmen Miranda, que gravou do sambista “Adeus, batucada”, “Coração”, “Alvorada” e “Gente bamba”, para citar apenas as que estão nesta edição.

 

Nascido em 14 de março de 1911, aos 19 anos desembarcou no Rio de Janeiro e foi morar no morro da Formiga. Trabalhou como mecânico e nas rodas de samba conheceu Norival Pandeiro, que o levou para a Rádio Mayrink Veiga. Os contados na emissora resultaram em músicas gravadas por Orlando Silva, “Agora é tarde demais” e pelo Trio de Ouro, “Roda de Samba”.

 

Nesta edição do Estúdio F as primeiras músicas de Synval Silva gravadas nos anos 1930. Sambas de sucesso nas vozes de Ademilde Fonseca, Dalva de Oliveira, Paulo Marques e Ney Matogrosso. Registros do único LP gravado pelo compositor, entre elas “Negro artilheiro” e “Crioulo sambista”. E ainda um samba enredo que ele fez com Jorge Melodia para a escola de samba que ele mesmo fundou em 1940, a “Império da Tijuca”: “Brasil, explosão de progresso”.

 

Synval Machado da Silva faleceu no Rio de Janeiro em 24 de abril de 1994, aos 83 anos.

 

____________________________________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte

393

Synval Silva

Quarta-feira, 13 de março de 2019, às 9 e às 21 horas.

Domingo, 17 de março de 2019, às 15 horas.

Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.