Toninho Horta

Um dos guitarristas mais influentes do mundo do jazz no século XX

04/12/19 10:46 - Atualizado em 04/12/19 10:48

Bossa nova, samba, funk, jazz e rock. No violão ou na guitarra o mineiro nascido em Belo Horizonte em 02 de dezembro de 1948, Antonio Maurício Horta de Melo, rompeu as fronteiras musicais tocando de tudo um pouco com os principais intérpretes de sua geração, no Brasil e exterior. A lista é imensa: Milton Nascimento, Gal Costa, Hermeto Pascoal, Wayne Shorter, George Benson, Sérgio Mendes, Gil Evans, Herbie Hancock e outros tantos, com apresentações na América, Europa e Japão.

 

 

Toninho Hortaé um virtuose do instrumento, sendo considerado um dos melhores guitarristas do mundo pela revista britânica Melody Maker (anos de 1977 e 1978), com muitos discos no mercado internacional, sendo o mais recente o álbum duplo “Belo Horizonte”, lançado em 2019 no Japão.

 

 

O Estúdio F traça o perfil do guitarrista que também canta e compõe. “Céu de Brasília”, “Beijo Partido”, “Manuel, o audaz” e “Viver de amor” são algumas das obras de Toninho Horta incluídas nesta edição.

 

 

O roteiro musical também apresenta o lado acompanhante do músico, como na gravação de Elis Regina (“Aqui ó” - dele e Fernando Brant). Tem um registro com o grupo Som Imaginário que acompanhou Milton Nascimento no início dos anos 1970 (San Vicente - Milton Nascimento e Fernando Brant). Outro número importante é ao lado guitarrista Pat Metheny (“Pedra da Lua” - dele e Cacaso). Toninho Horta também é o convidado da Orquestra Sinfônica de Campinas em “O amor em paz”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes).

 

 

A última gravação do programa é uma raridade. Trata-se de um registro ao vivo exclusiva da Funarte, onde Toninho Horta interpreta “Diana”, tema que compôs com Fernando Brant, o principal letrista do Clube da Esquina.

___________________________________________________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte

431

Toninho Horta

 

Quarta-feira, 04 de dezembro de 2019, às 9 e às 17 horas.

Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.