Toninho Nascimento

Do coração da Amazônia ao samba

Eduardo Weber 10/12/19 14:36 - Atualizado em 10/12/19 14:38

reprodução do site Compositores da Portela

Ele tem papel importante no samba, sendo um dos compositores mais festejados nos anos de 1970 e 1980. Toninho Nascimento, Antonio Carlos Nascimento Pinto, nasceu em 07 de dezembro de 1946 na cidade de Belém do Pará. Com a família se aventurou na extração da borracha por algum tempo, até chegar ao Rio de Janeiro aos sete anos de idade, indo morar em Piedade, zona norte da capital fluminense.

 

O gosto pelo samba fez com que se tornasse letrista de parceiros importantes. Com Wilson Moreira compôs “Cabula”, gravado pelo próprio Wilson Moreira. Com Romildo teve oito composições gravadas por Clara Nunes, entre elas “Conto de Areia”, “Fuzuê” e “Deusa dos Orixás”. No entanto, o parceiro mais constante de Toninho Nascimento foi Osvaldo Nunes, o Noca da Portela, com que criou mais de 100 obras, entre elas um grande sucesso, “Liga pro meu celular”, que tem ainda Tranca na composição.

 

O Estúdio F também reforça o valor que grandes intérpretes deram às suas composições, como Elizeth Cardoso, que gravou “O meu cantar” e “Flor misteriosa”; Fabiana Cozza, que registrou “Senhora das Candeias”; Beth Carvalho, que fez dueto com Luiz Carlos da Vila em “Samba no quintal”; Elza Soares em vários registros, como no samba “Mãe rezadeira”; e Roberto Ribeiro, o primeiro intérprete de “Bate coração”.

 

O roteiro musical do programa dedicado a Toninho Nascimento também inclui um registro em homenagem à Amazônia: “Aquarela da Amazônia”, gravada há poucos anos por Mariene de Castro.

 

_______________________________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte

432

Toninho Nascimento

Quarta-feira, 11 de dezembro de 2019, às 9 e às 17 horas.

Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.