Toquinho

50 anos de música

06/11/18 17:00 - Atualizado em 06/11/18 17:09

Toquinho (divulgação)

 

Toquinho

 

O violonista, cantor e compositor Toquinho é um dos nomes mais importantes do violão brasileiro. Paulistano do bairro do Bom Retiro, Antonio Pecci Pilho nasceu em 1946. Aprendeu a tocar na adolescência tendo aulas com Paulinho Nogueira e Isaías Sávio.

 

Na segunda metade dos anos 60 perambulava pela na noite paulistana fazendo contato com nomes que se tornaram seus parceiros. Com Jorge Ben, hoje Benjor, compôs e gravou “Que Maravilha”. Chico Buarque foi o primeiro a gravar uma música sua, “Lua Cheia”, com letra o próprio Chico Buarque. Já o pesquisador, compositor e boêmio Paulo Vanzolini lhe entrou versos do samba “Na boca da noite”. Até que um dia recebe telefonema de Vinicius de Moraes, com certeza o seu maior parceiro e incentivador, com quem compôs “Samba de Orly” (com Chico Buarque), “Como dizia o poeta” e “Tarde em Itapoã”.

 

Este Estúdio F destaca o trabalho de Toquinho até o início dos anos 80, período em que gravou 13 discos com Vinicius de Moraes, mais trabalhos dedicados às crianças e produções de trilhas sonoras para teatro e televisão.

 

No repertório do programa, além dos temas citados, tem “Valsa para uma menininha” da trilha da novela “Nossa filha Gabriela” (TV Tupi); “Meu tempo e Castro Alves”, música composta para a peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri, outro parceiro importante do violonista; “O caderno”, dele e do baterista Mutinho, faixa do LP “Casa de Brinquedos”, com todas as músicas compostas pelos dois; e talvez o seu maior sucesso, “Aquarela”, tema feito em parceria com o italiano Maurizio Fabrizio, lançada inicialmente na Itália e que rendeu a Toquinho um disco de ouro, sendo o primeiro artista brasileiro a conseguir tal feito na Itália.

.____________

 

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
375
Toquinho
Quarta-feira, 07 de outubro de 2018, às 9 e às 21 horas.
Domingo, 11 de outubro, às 15 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.