Trem da Alegria

Da TV para o mercado fonográfico

Eduardo Weber 14/10/20 09:42 - Atualizado em 14/10/20 09:45

Capa do álbum Trem da Alegria do Clube da Criança (Reprodução da Internet)

Nesta semana, transmitimos o segundo programa voltado para o público infantil do Estúdio F com o Trem da Alegria, grupo criado pelos compositores Michel Sullivan e Paulo Massadas para serem a trilha sonora do programa Clube da Criança da Rede Manchete, que estreou em 1983, com apresentação de Xuxa Meneghel.

 

Inicialmente os cantores mirins eram Patrícia (Marx) e Luciano (Nassyn). Só no ano seguinte o grupo teve a primeira formação com a chegada de Juninho Bill. O primeiro disco foi lançado em 1985, com o título Trem da Alegria do Clube da Criança. A partir desse lançamento, o grupo se desvincula do programa e lança um disco por ano até 1991, quando a vendagem que chegará a um milhão de cópias, cai para 100 mil e o projeto termina. A despedida acontece no programa Xuxa, à época na Rede Globo.

 

Durante esse período, em razão da mudança do timbre de seus integrantes, o Trem da Alegria teve várias formações, alternando de trio a quinteto, com as entradas de Vanessa Delduque, Fabíola Braga, Amanda Acosta, Rubinho Cabrera e Ricky Bueno. Entre 2002 e 2005 houve uma nova geração do grupo, formado então por João Augusto Matos, Bárbara Lívia, Caroline Sayuri e Yago Piemonte.

 

O Estúdio F relembra a história do conjunto de muitos sucessos assinados por Michel Sullivan e Paulo Massadas, entre eles “Dona Felicidade”, “É de chocolate”, “Uni duni tê”, “He Man”, “Thundercats”, “Io-Iô”, “O Lobisomem”, além de composições de Carlos Colla, Chico Rossi, Ed Wilson, Vinicius Cantuária e Evandro Mesquita. Nos registros, participações de Evandro Mesquita, Lucinha Lins e Xuxa.

____________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte

471

Trem da Alegria

 

Quarta-feira, 14 de outubro, às 09 e às 17 horas.

 

Apresentação: Pedro Paulo Malta

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.