Unidos de Vila Isabel

O carnaval na avenida – Unidos de Vila Isabel

Eduardo Weber 22/02/17 15:16 - Atualizado em 22/02/17 15:19

Unidos de Vila Isabel (Reprodução)

Quando se pergunta qual é o maior compositor de Vila Isabel, o primeiro nome que nos vem à mente é o de Noel Rosa. Se “São Paulo dá café, Minas dá leite e a Vila Isabel dá samba”, demorou para que o bairro tivesse uma escola de samba para os desfiles carnavalescos.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel só apareceu em 1946. 20 anos depois desfilava pela primeira vez no Grupo Especial do carnaval carioca. Em termos de título, são poucos, os de 1988, como enredo Kizomba, festa da raça; o de 2006 com Soy loco por ti América – a Vila canta a latinidade e em 2013 quando venceu com A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo - Água no feijão que chegou mais um.

A história dessa escola de samba da zona norte do Rio de Janeiro e contata pelo Estúdio F, ilustrada por sambas de Noel Rosa e também de outros compositores que se tornaram, ao longo do tempo, referência para sambistas de primeira linha, entre eles Rodolfo de Souza, Paulo Brasão e Martinho da Vila.
____________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
Unidos de Vila Isabe
Quarta-feira, 22 de fevereiro 2017, às 9 e às 21 horas.
Domingo, 26 de fevereiro 2017, às 13 horas.
Apresentação: Paulo César Soares.
 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.