Unidos do Peruche

O samba da zona norte paulistana

Eduardo Weber 28/01/20 13:27 - Atualizado em 28/01/20 14:30

(Divulgação)

Atualmente a zona norte de São Paulo tem várias agremiações carnavalescas. Mas nem sempre foi assim. Uma das pioneiras e mais importantes foi fundada em 04 de janeiro de 1956 o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos do Peruche. Um dos responsáveis pela criação da escola foi o Sr. Carlos Alberto Caetano, conhecido por Carlão do Peruche, um nome importante do carnaval paulista.

 

Ao falar da Unidos do Peruche, o Estúdio F não se limita a falar de seus carnavais, notadamente dos anos 60 quando obteve três títulos seguidos (1965-1967) e vários vice-campeonatos, mas também destaques os principais compositores da agremiação entre eles Geraldo Filme e Narciso Lobo.

 

No programa tem gravações de Eliana de Lima, Jamelão, Carmélia Alves e também da Velha Guarda da Unidos do Peruche. No repertório sambas que contam a trajetória da escola ao longo dos anos, entre eles “Caqui, celeiro de bambas”, “Tradições e festas de Pirapora”, “Fonte de Inspiração”, “Festival do rei café” e “Água cristalina”.

 

_____________________________________________________________________

Estúdio F – momentos musicais da Funarte
439
Unidos do Peruche
Quarta-feira, 29 de janeiro de 2020, às 9 e às 17 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta

 

 

O cmais+ é e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.